“Ana” pode ser chamado de um drama, em que se mistura ficção e realidade. O filme parte do conceito expresso por Virginia Woolf em seu livro “Um teto todo seu”, de que a ficção pode conter mais verdade do que os fatos.
A estréia internacional ocorreu no Festival de Cinema de Moscow e a estréia nacional está prevista para a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
As performances para o filme Ana foram filmadas em 16mm e Super 8. A fotografia Super 8 é assinada por Rodrigo Sousa & Sousa que também realizou a revelação de todo o material fílmico em Super 8 e 16mm juntamente a Vinicius Campos e Gabriel Lucena no Lab.irinto.Lab, nosso laboratório de revelação fílmica do coletivo Mundo em Foco.
DÁDIVA de Evelyn Santos
“Dádiva” (Brasil-SP), de Evelyn Santos, produzido pelo Mundo em Foco, recebeu o Prêmio Curta em Casa, oferecido pelo Projeto Paradiso, que concedeu um prêmio de R$ 10 mil a serem usados em formação profissional e desenvolvimento para o autor do curta-metragem. O filme foi escolhido por uma comissão composta pelos cineastas e integrantes da Rede de Talentos Paradiso Carolina Markowicz (SP), Higor Gomes (MG) e Ulisses Arthur (AL).
ESPERA de Cao Guimarães (2018)
O laboratório do Mundo em Foco é um dos elementos e personagens desse recente filme de Cao Guimarães. Além disso, revelamos um trecho do filme em Super 8.
Sinopse: Um filme que tem como tema a espera, registrando-a em suas mais variadas manifestações. A espera em uma fila, as esperas místicas, a espera de um ator para entrar em cena, a angustiante espera pelo sono, a espera pelos efeitos hormonais em uma adequação de identidade de gênero. O tempo da espera se confunde com o tempo da própria vida, em um tempo em que estamos desaprendendo a esperar.
TO THE MOON de Tadhg O'Sullivan (Irlanda) (2020)
Uma co-produção com a Irlanda, com fotografia em 16mm no Brasil por Rodrigo Sousa e Sousa e Ivan Salomão e Som direto de Evelyn Santos. O filme registra as quatro fases da lua nos quatro cantos da terra.
GAROTAS MORTAS do Coletivo Palabreria (2021)
Um projeto ainda inédito do Coletivo Palabreria, conta com trechos em película Super 8, sob direção de Vinicius Campos e fotografia de Rodrigo Sousa e Sousa. Previsto para 2021
MULHERES NA JANELA de Rodrigo Sousa & Sousa (2021)
Mulheres na Janela é o novo Curta de Rodrigo Sousa e Sousa que está em finalização. Deve estrear em 2021.
Sinopse:
Silva é um policial, Magrelo, um ladrão. Lia, busca por sua parceira Clara, desaparecida. Magrelo é amigo de Lia. Silva, não é amigo de ninguém.
Doc-Fic sobre a violência do estado e o valor dado ao patrimônio em detrimento ao ser humano.
PERIPATÉTICO de Jéssica Queiroz (2017)
O curta Peripatético de Jéssica Queiroz, vencedor de vários festivais, contou com o apoio do Coletivo Mundo em Foco, nas qárias da Vila Santa Inês, tal como boa parte da equipe de profissionais envolvidos.
UM SALVE DOUTOR (2014) (Work in Progress)
Sinopse. As vidas de Kopolla, Aline, Auri e Luanda se entrelaçam na trajetória de KPG, que volta ao bairro após três anos de internação na Fundação Casa.
Longa-metragem produzido colaborativamente por coletivos da periferia de São Paulo!
19ª Mostra Tiradentes 2016
7ª Mostra Civitatis (Melhor Roteiro de Longa Metragem)
5º Festival Pachamama 2015
III Mostra Cinema de Quebrada
2º Festival Afreaka
2º Festival de Cinema da Zona Leste (Melhor Fotografia)