FESTIVAL 1666 (ano V) – REGULAMENTO

1 – Organização

O 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm (ano V), será realizado entre 16 e 26 de novembro de 2023 (online e presencial).

O Festival 1666 é uma produção independente do Coletivo Mundo em Foco e na sua 5ª edição terá o apoio da Cinemateca do MAM-Rio, do Festival Super OFF, do Lab.Irinto.Lab, do Ralo Coletivo, da Sujeito Filmes e da Espelho Lunar.

O 1666 surge do desejo de pensar e valorizar as produções cinematográficas que utilizam a bitola 16mm como principal suporte de captação de imagem. Ao trazer a atenção do público para o uso do formato 16mm no cinema, almejamos discutir as particularidades, potencialidades, expressividades e narratividades presentes nos filmes. Junto com a exibição de filmes, o 1666 também promove atividades de formação, como debates, cursos e oficinas. Acreditamos dessa forma contribuir para a transmissão de saberes e estímulo ao uso do formato 16mm enquanto ferramenta de criação cinematográfica, ampliando as possibilidades da imagem para além da hegemonia do digital.

Nesta edição, que culmina com o centenário da criação do formato de 16mm, o festival, desta vez sem nenhum apoio financeiro, se apresenta como uma edição de guerrilha, em uma fronteira entre a caixa preta da sala de cinema e novos lugares pelas projeções, ressignificados.

2 – Inscrições de Filmes

A edição de 2023, tem como prioridade a realização de oficinas. Os filmes exibidos serão convidados. Caso tenha interesse em exibir seu filme realizado em 16mm conosco, por favor nos envie o link do filme, ficha técnica do filme impreterivelmente pelo e-mail: [email protected]

3 – Seleção
3.1 – Os filmes porventura selecionados serão comunicados por e-mail.

3.2 – Poderão ser exibidos filmes convidados pela curadoria, não necessariamente inscritos, ou inscritos em anos anteriores 

4 – Oficinas e Tomada Única 16mm (Somente Brasil)

4.1 – O Festival 1666 em parceria com o Super OFF e Lab.Irinto.Lab, oferecerá oficinas de intervenção em película e realização em 16mm.

4.2 – Os filmes para a realização das oficinas remotas, serão enviados, mas os realizadores devem arcar com os custos de envio de retorno à sede do festival nas datas previstas, informadas durante a oficina. O endereço para envio dos filmes é: 

1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm [ ano V ]

Mundo em Foco 

Rua Professor Batista de Andrade, 55, Brás

São Paulo/SP – Brasil

CEP 03041-020

 

4.3 – Os realizadores da Tomada Única Independente em 16mm têm que aguardar até 12 de setembro de 2023 o email do festival aprovando sua proposta, e em caso positivo, utilizar EXCLUSIVAMENTE o filme fornecido pelo festival. Além disso, o realizador se responsabiliza por conseguir a câmera 16mm para as filmagens. Os filmes devem ser enviados até 16 de outubro de 2023.

4.4 – O filme tem que ser editado na própria câmera, durante a filmagem, sendo permitido o uso de efeitos fotográficos manipulados durante a exposição, porém o filme não deve ser revelado pelo realizador. Depois de filmar, o rolo deve ser enviado para o endereço da organização (ver item 4.2). Depois de enviado à organização do festival, a organização do 1666 + Lab.irinto.Lab se responsabiliza pela revelação e reserva-se o direito de projetar ou não os filmes revelados, sejam quais forem seus resultados (os realizadores inscritos, aceitam desde já estes termos e declaram-se cientes de que seus filmes podem ser projetados mesmo sem nenhuma imagem revelada). 

4.5 Os filmes das oficinas e tomada única 16mm estreiam e são exibidos presencialmente durante o festival. Os filmes também serão digitalizados gratuitamente, uma vez que serão disponibilizados na versão online do festival.

5 –  Exibição
5.1 – Os filmes serão disponibilizados ao longo de todo o período do Festival de forma gratuita a todo o público, em plataforma online e sem bloqueio geográfico. 

5.2 – Sabemos da importância de aportar taxa de exibição para cada filme como incentivo e reconhecimento do trabalho, mas ainda nesta quarta edição infelizmente nosso orçamento não permite. 

6 – Evento

6.1- O “1666”, em sua 5ª edição, é uma idealização do Coletivo Mundo em Foco em correalização com o MAM-Rio e tem como equipe técnica:

Curadoria e Coordenação de Produção: Isabel Veiga e Rodrigo Sousa & Sousa

6.2- A 5ª edição do Festival 1666 será realizada em versão online e presencial entre os dias 16 e 26 de novembro de 2023. 

7 – Divulgação

7.1- Os realizadores e/ou responsáveis pela inscrição do filme, concordando com os termos deste regulamento e após efetuarem sua inscrição ou serem selecionados pela curadoria, autorizam a organização do 1666 a utilizar, sem ônus, conteúdo parcial de imagem e som dos filmes, para fins de divulgação do evento em quaisquer meios de comunicação, logo após a seleção dos mesmos.

8 – Decisões

8.1- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização do 1666.

 

Maiores informações através do e-mail [email protected]