POSTAL - Mostra de Fotofilme, VideoPoesia e VideoCarta

Organização

A 1ª edição do “POSTAL – Mostra de Fotofilme, VideoPoesia e VideoCarta”, será realizada na primeira quinzena de dezembro de 2020. Devido o COVID-19 a Mostra poderá ocorrer em caráter online e é uma produção independente do Coletivo Mundo em Foco.

Postal é uma mostra de afeto, carinho e memória. Podem se inscrever Fotofilmes, VideoPoesias e/ou VideoPoemas, Video Cartas e Filmes Ensaio e/ou de cunho auto-referencial, tal como cinema expandido (preferivelmente para mostras presenciais).

Inscrições

A inscrição dos filmes deve ser feita impreterivelmente pelo site: https://www.mundoemfoco.org/postal. O Postal é livre de formato, tempo e data de realização.

As inscrições ficam abertas todo o ano, porém teremos um prazo anual (Inscrições de 01 a 30 de Setembro) e uma curadoria para uma mostra principal.

Outras mostras/prazos/curadorias podem ocorrer, por qualquer parceiro-curador em qualquer outra data a definir.

A mostra da edição 2020, contemplará produções do Brasil e do Mundo.

Para filmes que possuam diálogos, legendas ou qualquer conteúdo de texto em língua diferente da portuguesa, e cuja compreensão destes seja fundamental para o entendimento da obra, será solicitado ao realizador/responsável pela inscrição a lista das legendas em português. 

As obras podem ser enviados única e exclusivamente por este link (EM BREVE). Inscrições de 01 a 30 de Setembro para Mostra Postal de Dezembro.

Categorias

Fotofilme – Audiovisual realizado a partir e por meio de fotografias, utilizando de técnicas de montagem, animação e/ou live-action.

Video Poesia e Video Poema – Audiovisual realizado a partir/por meio de poesia(s)/conto(s). Poesias lidas, declamadas ou recitadas. Híbridos entre os dois formatos.

Video Carta – Vídeos/Filmes destinados para alguém, um lugar e/ou um tempo.

Outros Formatos – Audiovisual híbrido em relação aos anteriores. Audiovisual auto-referencial, ensaístico ou qualquer obra que tenha como premissa a memória e o afeto.

Evento

O Postal é uma realização/produção/curadoria do Coletivo Mundo em Foco e curadores autônomes convidades:

Curadores / Colaboradores / Programadores : Felipe Neves (SP), Fran Camilo (PR/BA), Isabel Veiga (RJ), Lucas Fidelis (SP), Milena Manfredini (RJ) e Rodrigo Sousa & Sousa (SP) (idealização)

A Mostra será realizada na primeira quinzena de dezembro de 2020. Devido o COVID-19 a Mostra deverá ocorrer em caráter online.

A Mostra Postal terá entrada franca ou streaming gratuito (a definir) e é aberto ao público em geral. Os ingressos para cada sessão poderão ser retirados no próprio local do evento, (caso aja mostra presencial), com uma hora de antecedência de cada sessão.

Júri Popular – A Mostra Postal, a princípio abrirá somente votação de Juri Popular, com premiação simbólica (a definir).

Divulgação

Os realizadores e/ou responsáveis pela inscrição do filme, concordando com os termos deste regulamento e após efetuar sua inscrição ou serem selecionados pela curadoria, autorizam a organização do Postal a utilizar, sem ônus, conteúdo de imagens e som dos filmes, em parte ou completamente, para fins de divulgação do evento em quaisquer meios de comunicação, logo após a seleção dos mesmos.

Os filmes realizados em eventuais oficinas são uma Co-produção Associada entre os Realizadores /Postal/Coletivo Mundo em Foco, o que autoriza tanto a Mostra, quanto os autores na inscrição dos filmes em Festivais de Cinema e sua divulgação e uso da obras para todos os fins.

Decisões

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Organização do Postal.

Maiores informações através do e-mail mostrapostal@gmail.com