1666 - Festival Internacional de Cinema 16mm (2021 - 3ª Edição)

A 3ª edição do 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, devido ao Covid-19, será realizado em versão online, entre 18 e 27 de novembro de 2021

O Festival 1666 é uma produção independente do Coletivo Mundo em Foco e na sua 3ª edição será correalizado pelo MAM-Rio, com o apoio do Festival Super OFF e do Lab.Irinto.Lab de São Paulo.

O 1666 surge do desejo de pensar e valorizar as produções cinematográficas que utilizam a bitola 16mm como principal suporte de captação de imagem. Ao trazer a atenção do público para o uso do formato 16mm no cinema, almejamos discutir as particularidades, potencialidades, expressividades e narratividades presentes nos filmes. Junto com a exibição de filmes, o 1666 também promove atividades de formação, como debates, cursos e oficinas. Acreditamos dessa forma contribuir para a transmissão de saberes e estímulo ao uso do formato 16mm enquanto ferramenta de criação cinematográfica, ampliando as possibilidades da imagem para além da hegemonia do digital.

Nesta edição, reafirmamos nosso compromisso com o tripé que engloba difusão, atividades de formação e preservação, entendendo que a nossa história é contada pelas imagens audiovisuais e constituem a memória dos povos. Como nos outros anos, além da Mostra Contemporânea (constituída por filmes realizados a partir de 2018), serão programadas exibições de curtas produzidos em oficinas, além de mostras históricas que nos permitem pensar o cinema a partir de uma perspectiva temporal. 

Será depositada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro uma cópia dos filmes exibidos. 

INSCRIÇÕES e REGULAMENTO AQUI