Festival 1666 - Festival Internacional de Cinema 16mm - 2020 - 2ª Edição

A 2ª edição do Festival 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, devido ao Covid-19, será realizado em versão online, entre 23 e 29 de novembro de 2020.

1666 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA 16mm é uma realização do Coletivo Mundo em Foco, e surge com o interesse de pensar e valorizar as produções cinematográficas que utilizam a bitola 16mm como principal suporte de captação de imagem.

1666 é sagrado e profano. O nome faz alusão à janela de exibição 1:66, característica do formato de 16mm e ao número da besta (666). Assim, reunimos no festival, filmes endiabrados em tempos apocalípticos, como resistência à imagem digital hegemônica, manipulação transgressora da matéria, usos impróprios, experimentações formais. Decretaram seu fim, anunciaram sua morte e eis que essa ferramenta continua sendo usada para falar sobre o mundo. O Filme é um produto animal, vegetal e mineral.

Ao trazer a atenção do público para o uso do formato 16mm no cinema, almejamos discutir as particularidades, potencialidades, expressividades e narrativas presentes nos filmes. Junto com a exibição de filmes, o 1666 também promove atividades de formação, como debates e oficinas. Acreditamos dessa forma contribuir para a transmissão de saberes e estímulo  ao uso do formato 16mm enquanto ferramenta de criação cinematográfica, ampliando as possibilidades da imagem para além da hegemonia do digital.

O 1666 tem o apoio da Cinemateca do MAM (Rio de Janeiro) e como parceiro o Festival Super OFF (São Paulo).