1666 - Festival Internacional de Cinema 16mm (2020 | 2ª Edição)

A 2ª edição do 1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm, devido ao Covid-19, será realizado em versão híbrida (online e presencial), entre 20 e 29 de novembro de 2020. As sessões presenciais ao ar livre acontecem nos dias 20-21/nov no MAM Rio. O Festival segue em versão online no período 22-29/nov

Este ano propomos um conjunto de quatro programas: Mostra Contemporânea (com filmes selecionados a partir de inscrição ou convidados); Super 8 Carioca + Filmes de Oficina (um programa especial realizado em paceria com o Festival Super-OFF); Cinema Amador JB/Mesbla (sessão curada por Lila Foster para retomar a importância dos filmes realizados no contexto do Festival de Cinema Amador JB/Mesbla); e por fim, a Retrospectiva Jom Tob Azulay, nossa feliz homenagem ao cineasta, através da exibição de 12 filmes entre curtas e longas metragens realizados no formato 16mm. 

Ao trazer a atenção do público para o uso do formato 16mm no cinema, almejamos discutir as particularidades, potencialidades, expressividades e narrativas presentes nos filmes. Junto com a exibição de filmes, o 1666 também promove atividades de formação, como debates e oficinas. Acreditamos dessa forma contribuir para a transmissão de saberes e estímulo  ao uso do formato 16mm enquanto ferramenta de criação cinematográfica, ampliando as possibilidades da imagem para além da hegemonia do digital.

O “1666” é uma realização do Coletivo Mundo em Foco, com parceria do Super Off – Oficina, Filmes e Festival Internacional de Super 8. E conta com o apoio inestimável do MAM Rio e Cinemateca do MAM.

Isabel Veiga, Rodrigo Sousa & Sousa e Vini Campos
(Curadores e Coordenadores do Festival)

(Acessar PROGRAMAÇÃO)