SESSÃO 1

∆ k ∆ ∑ ∆ r j ∑ n  (AKA MARJEN), Dir: Ж [ 2011 . 2′ . Brasil . S16mm >> digital ]
ONDA / WAVE, Dir: Lígia Teixeira  [ 2020 . 11′ . Brasil . 16mm >> digital ]
¡PíFIES!, Dir: Ignacio Tamarit [2016 . 4′ . Argentina . 16mm >> digital ]
REVER / SEE AGAIN, Dir: Raquel Gandra [ 2017 – 2020 . 3′ . Brasil . 16mm >> digital ]
TROCO, Dir: Azucena Losana [2020 . 11′ . Argentina . 16mm >> digital]
(classificação indicativa livre)

∆ k ∆ ∑ ∆ r j ∑ n  (AKA MARJEN) [ 2011 . 2′ . Brasil . S16mm >> digital ]
Dir/Film-design: Ж
Sinopse: O olhouvidouvê / Som: THZ / Camera:Comun Marjen
Synopsis: Ant(i) ojo / Plexiglas(s) / Sound:  THZ / Camera:Comun Marjen

ONDA / WAVE [ 2020 . 11′ . Brasil (PR) . 16mm >> digital ]

Dir: Lígia Teixeira
Sinopse: A onda é uma perturbação oscilante de beleza e grandeza alquímica, uma película cinematográfica que viajou até aqui.
Synopsis: The wave is an oscillating disturbance of beauty and alchemical grandeur, a cinematic film that has traveled here.

 ¡PíFIES! [2016 . 4′ . Argentina . 16mm >> digital]
Dir: Ignacio Tamarit
Sinopse: PíFIES! (do lunfardo criollo “erro”) é o tipo de película que eu gostaria de ver quando projeto filmes caseiros, mas que nunca encontro. A partir de recortes de minha própria coleção de homemovies, construí uma colagem rítmica onde, no início, o foco incidia nos problemas técnicos das películas: danos violentos, imagens sem foco, zooms insanos, cortes abruptos ou o que havia sido descartado pelo cineasta em lugar de manter no corte final. Porém, PíFIES! acaba sendo um elogio aos filmes domésticos, para a construção dessas películas amadoras feitas a mão, para os cineastas que filmam suas famílias, suas viagens exóticas e seu cotidiano para que possam ser recordados.
Synopsis: PÍFIES! (from lunfardo criollo “mistake”) is the type of film that I would like to see when I project home movies, but that I never find. From clippings from my own collection of homemovies, I made a rhythmic collage where, at the beginning, the focus was on the technical problems of the films: violent damage, unfocused images, insane zooms, abrupt cuts or what had been discarded by the filmmaker in place to keep in the final cut. However, PÍFIES!  ends up being a compliment to domestic films, to the construction of these handmade amateur films, to the filmmakers who film their families, their exotic trips and their daily lives so that they can be remembered.

REVER / SEE AGAIN [ 2017 – 2020 . 3′ . Brasil (RJ). 16mm >> digital ]
Dir: Raquel Gandra
Sinopse: Rever como olhos virgens para o mundo. Rêver como sonhar. A ponte entre os idiomas e seus sentidos se faz através do espelho-palavra-palíndromo, que tange ao mesmo tempo a reiteração da realidade e as inutilezas do onírico. Os gestos, aqui, são como palavras soltas: unidades de potência, versos contemplativos extirpados de propósito funcional para se perderem no ninho de indeterminação, à espreita da poesia que habita às margens dos movimentos banais.
Synopsis: See again as virgen eyes to the world. See again as a dream. The bridge between languages and their senses is made through the mirror-word-palindrome, which touches at the same time the reiteration of reality and the futility of the dream. The gestures here are like loose words: units of power, contemplative verses excised from functional purpose to get lost in the nest of indeterminacy, lurking in the poetry that inhabits the margins of banal movements.

TROCO [2020 . 11′ . Argentina . 16mm >> digital]
Dir: Azucena Losana
Sinopse: O suporte fílmico como matéria plástica é uma investigação que nesta performance propõe o estudo formal da perfuração e do rosto humano como representação, configuração cromática e banco de detectores eletrônicos. Vários metros de película 35mm, em tiras de referência cromática conhecidas como “china girl”, e de outros filmes em 16mm em primeiro plano, foram perfurados  seus rostos intercambiados manualmente para elaborar vários loops de projeção. Performance fílmica em 16mm e 35mm intervenido. Fragmentos do registro das apresentações nos festivais Strangloscope (Museu da Imagem e Som de Florianópolis) e Dobra (Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro). Música de Hernán Hayet. 2019. Registro em vídeo de Tetsuya Murayama. Obra produzida com o apoio do Sistema Nacional de Creadores/Fonca.
Synopsis: The film support as a plastic material is an investigation that is in this performance proposes formal study of the perforation of the human face as representation, chromatic configuration and bank of electronic detectors. Several meters of 35mm film, in chromatic reference strips known as “china girl”, and other 16mm films in the foreground, perforated shapes, their faces manually changed to create several projection loops. Film-performance with 16 mm and 35 mm interfered. Fragments of the record of the presentations in Strangloscope Festival (Museum of Image and Sound of Florianópolis) and Dobra (Cinematheque of the Museum of Modern Art of Rio de Janeiro). Music by Hernán Hayet. 2019. Video recording byTetsuya Murayama. Work produced with support of the Sistema Nacional de Creadores/Fonca.