FESTIVAL 1666 - ano V

1666 – Festival Internacional de Cinema 16mm (ano V), será realizado entre 16 e 26 de novembro de 2023 (online e presencial).

O Festival 1666 é uma produção independente do Coletivo Mundo em Foco e na sua 5ª edição conta com o apoio do Festival Super OFF, do Lab.Irinto.Lab e do Ralo Coletivo de São Paulo, da Cinemateca do MAM-Rio e da Sujeito Filmes e Espelho Lunar da Bahia.

O 1666 surge do desejo de pensar e valorizar as produções cinematográficas que utilizam a bitola 16mm como principal suporte de captação de imagem. Ao trazer a atenção do público para o uso do formato 16mm no cinema, almejamos discutir as particularidades, potencialidades, expressividades e narratividades presentes nos filmes. Junto com a exibição de filmes, o 1666 também promove atividades de formação, como debates, cursos e oficinas. Acreditamos dessa forma contribuir para a transmissão de saberes e estímulo ao uso do formato 16mm enquanto ferramenta de criação cinematográfica, ampliando as possibilidades da imagem para além da hegemonia do digital.

Nesta edição, que culmina com o centenário da criação do formato de 16mm, o festival, desta vez sem nenhum apoio financeiro, se apresenta como uma edição de guerrilha, em uma fronteira entre a caixa preta da sala de cinema e novos lugares pelas projeções, ressignificados.