Flyer 1666 (2019)

O 1666 – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA 16mm é uma realização do Coletivo Mundo em Foco, e surge com o interesse de pensar e valorizar as produções cinematográficas que utilizam a bitola 16mm como principal suporte de captação de imagem. 

1666 é sagrado e profano. O nome faz alusão à janela de exibição 1:66, característica do formato de 16mm e ao número da besta (666). Assim, reunimos no festival, filmes endiabrados em tempos apocalípticos, como resistência à imagem digital hegemônica, manipulação transgressora da matéria, usos impróprios, experimentações formais. Decretaram seu fim, anunciaram sua morte e eis que essa ferramenta continua sendo usada para falar sobre o mundo. O Filme é um produto animal, vegetal e mineral. 

Inspirado no Festival SuperOff de filmes em Super8 que já acontece desde 2014, o 1666 lança-se este ano em sua primeira edição na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, abrigando exibições gratuitas abertas ao público e uma oficina em cada cidade. Importante ressaltar também que o 1666 é o primeiro festival no Brasil que se dedica a exibir e premiar filmes exclusivamente no formato 16mm. 

A 1a edição aconteceu em novembro de 2019, na qual foram exibidos 41 filmes nacionais e internacionais, além da realização de debates e oficinas (de crítica e filmagem e intervenção em película 16mm). O Festival recebeu o apoio da Cinemateca do MAM e do circuito SPCine. E contou com a parceria de: Sessãoaberta.com, Cinecluba, Revista Beira e Urubu Cine.

EDIÇÃO 2019

Datas e locais de realização:
Galeria Olido (SP) : 22 a 24 de novembro | Cinemateca do MAM (RJ): 28 a 30 de novembro

Número filmes inscritos: 49

Exibições: No total, foram exibidos 41 filmes, divididos em 5 sessões especiais, 3 sessões competitivas e 2 sessões paralelas

Oficinas: Foram realizadas 4 oficinas, sendo 2 oficinas de crítica cinematográfica e 1 de realização em 16mm e 1 oficina de intervenção em película 16mm (total de participantes nas três oficinas: 52 pessoas)

Público aproximado em SP: 200

Público participante no RJ: 145

EQUIPE

Curadoria: Isabel Veiga, Rodrigo Sousa & Sousa e Vinicius Campos

Organização e coordenação de produção: Isabel Veiga, Rodrigo Sousa & Sousa e Vinicius Campos

Arte: Caroline Assumpção

Monitores:  Gabriel Lucena, Paula Martins, Daniel Fávaro e Janaina Ribeiro (SP), Vinicius Romadel (RJ)
Realização: Coletivo Mundo em Foco

Apoio: Cinemateca do MAM | SPCine

Parceria: Sessãoaberta.com | Cinecluba | Revista Beira | Urubu Cine