Mundo em Foco no Paraty em Foco

Autorizações dos Pais assinadas, passagens compradas e mala pronta. Foi na quinta-feira 22/09/2011 a noite cobertos de frio que saímos para o 7ª festival de fotografia Paraty em Foco em Parati. A equipe do Mundo em  Foco… (continua…por Stephanie Modesto)

Do dia 23/09 até 25/09 os integrantes do Mundo em Foco foram rumo à sétima edição do Paraty em Foco (festival de fotografia) com o título_tema FUTURO, mostrando os conceitos de hoje e de amanhã pelas mãos de diferentes e influentes profissionais do Brasil, Inglaterra, Holanda, África do Sul, Estados Unidos, Peru, Itália, Espanha, França e Argentina.

O evento serviu para aproximar os jovens fotógrafos à cena fotográfica internacional, proporcionando intercâmbio direto com fotógrafos de todo o mundo. Os jovens tiveram ainda, acompanhamento monitorado fotografando e conhecendo melhor a cidade.

Fomos em 12 pessoas: Ozana Sousa & Sousa, Rodrigo Sousa & Sousa, Carla Soares, Rodrigo Maia, Adaílson, Vinicius, Luciano, Alan, Maurício, Nícolas, Stephanie e Cintia. Ficamos hospedados no Geko Hostel em uma visão linda de frente para o mar. O recepcionista e fotógrafo argentino Victor Pane e sua modelo fotográfica, a boneca Clara Lavida e outros companheiros do hostel mostraram-se super receptivos.

No 1° dia fomos conhecer a cidade e lá encontramos o projeto Cidade Invertida no qual já agendamos uma atividade juntamente com eles para o dia seguinte. Em seguida, demos um passeio fotográfico pela cidade. À noite, frequentamos as exibições do festival e novamente mais fotografias.

No segundo dia, foi o dia onde os monitores do Mundo em Foco, foram Repórteres Mirins durante o Evento. No primeiro horário, conseguiram registrar imagens únicas do balão antes de seus voôs. Após o grupo de dividiu em duas equipes uma que atuou pela manhã e outra pela tarde. Pela manhã, os jovens que estavam livres participaram da Oficina de Pinhole do Cidade Invertida, a fim de conhecer a metodologia utilizada no projeto. A noite novamente foi marcada com um passeio fotográfico pela cidade, desta vez realizando fotografias e intervenções de Light Painting em diversos locais.

No terceiro e último dia, conhecemos a belíssima praia de Trindade, um rápido passeio, onde aproveitamos para fazer um almoço coletivo. Encerrando as atividades, fomos em busca das lembrancinhas para as famílias.

por Rodrigo Sousa & Sousa, colaboração de Carla Soares

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.