Mundo em Foco na formação dos Pontos de Cultura

No dia 07/12, Tiago e Carla marcaram presença no II Encontro da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo.

A abertura do evento aconteceu no SESC Vila Mariana com a presença de Tia Dag da Casa do Zezinho, Zona Sul da cidade de São Paulo, e comentou: “A educação não pode se separar da cultura tem que andar de mãos dadas…”. No encontro também esteve presente a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene apresentando um grande espetáculo com seus berimbaus.

Seguindo a fala da Tia Dag sobre cultura e educação andar juntas, achamos importante dialogar com todos os setores de ensino, sejam eles da educação formal, não-formal e social. Acreditamos que com a linguagem do audiovisual, fotografia e de discussões sobre Políticas Públicas de Cultura, podemos acrescentar diversas possibilidades para a juventude e para as comunidades se conhecerem e trocarem suas experiências de vida.

Como plano futuro de nossas ações escolhemos dentre várias oficinas oferecidas durante este encontro a de Rádio, Locução e Criação e Edição de Vinhetas, com os oficineiros Ivon, Reginaldo, Rogério e Israel da Rádio Comunitária Heliópolis. Durante a oficina realizada, um dos oficineiros nos falou sobre a importância de uma rádio comunitária, como mantê-la financeiramente, buscar formações técnicas para manter bom funcionamento e abrigá-la nos parâmetros da Lei.

Sendo assim, nós aprendemos um pouco mais desta linguagem cultural, que é a Rádio Comunitária e também tivemos a oportunidade de conhecer e de trocar nossas experiências com pessoas que trabalham e desenvolvem projetos e ações nesta área e em diversas comunidades do Estado de São Paulo e em nível nacional.

No ano que vem tem mais.

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.