Natal Solidário: o povo da rua tem direito de verdade

No dia 24 de dezembro o Mundo em Foco participou do VII Natal Solidário. O tema deste ano foi ” O povo da Rua tem direito de verdade” e foi realizado pelo MNPR ( Movimento Nacional da População de Rua). O evento ocorreu na praça da Sé, em parceria com o Sefras ( Centro Franciscano de Reinserção Socia) e a Rede Rua e diversos apoiadores.

No evento ocorreram apresentações musicais, teatrais e de artistas que estão ou já estiveram em situação de rua. Com muita musica e clima de confraternização, o Natal Solidário deste ano ofereceu diversas atrações como tendas de grafiti, artes plasticas, cartões de natal, leitura, direitos humanos e  multimidia. O Mundo em Foco assumiu a tenda multimídia, com uma programação de curtas-metragens sobre direitos humanos e a cobertura completa do evento. Os alunos da OIA tiveram grande participação com a gravação das apresentações artísticas e colhendo depoimentos dos participantes e convidados, além de ensinaram também os interessados a manusearem os equipementos.

O Natal Solidário ofereceu pelo sétimo ano 1.500 almoços natalinos, panetones e frutas. A ouvidoria do Ministério Público esteve presente para apoio e encaminhamentos. A ocasião do evento não é o momento certo para nos determos na questão da violência contra a população de rua, mas ela existe, e combatê-la é fundamental.

Com certeza para nós que estávamos presentes neste natal da solidariedade junto às pessoas em situação de rua, tudo foi um grande aprendizado na vida.

“Todo ser humano tem direito ao mínimo possível, que é a dignidade, ter o trabalho. Nós em situação de rua não queremos ficar mendigando por um direito que é do povo, um direito de cidadão brasileiro. Porque todos estão à procura de algo; de uma oportunidade para resgatar a sua própria cidadania, sua dignidade como ser humano…”

Mundo em Foco

Mundo em Foco é um grupo formado por jovens malucos, engajados com questões sociais que envolvem a comunidade. O grupo trabalha diretamente com diversas tecnologias e temas: tv, vídeo, cinema, internet, fotografia, artes plásticas, meio ambiente, teatro, entre outros. Acreditamos na democratização das ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas nos locais aos quais está inserida, realizando oficinas e exposições fotográficas e produzindo, finalizando, exibindo vídeos e promovendo eventos que dialoguem com a comunidade.

Deixe uma resposta