Perifacine na Estrada (Julho)

Crescendo e atingindo cada vez mais pessoas, o Perifacine, só no mês de Julho, atingiu cerca de 430 pessoas, entre crianças e adultos. O grupo realizou 5 mostras nos bairros Sapopemba, Vila Santa Inês, Vila Flávia, Mooca e Vera Cruz. A primeira exibição ocorreu no CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) Mônica Paião Trevisan, onde cerca de 22 pessoas, entre adolescentes e educadores, assistiram a um documentário sobre mortalidade infantil e logo após, participaram de debate sobre o temaJá na segunda exibição, o público aumentou para cerca de 95 pessoas em Ermelino Matarazzo no conjunto habitacional   na rua Arraial de Catas Altas. Chegamos a pensar fazer primeiramente em outro local a exibição, mas ao notar que ali no conjunto habitacional estavam muitos jovens nas quadras e famílias ao redor, levamos os equipamentos e logo após o inicio da programação já tinham grande público.

Continuando as mostras, ainda na segunda semana de julho, o Perifacine foi a Vila Flávia e chamou a atenção de 72 pessoas, de transeuntes a moradores da região. Muitas crianças participaram e um fato curioso é que a noite o tempo esfriou e os pequenos levaram seus cobertores parar assistirem aos curtas metragens.

No dia 08 de julho, a exibição chegou    ao  ponto   mais alto até  agora. Ela   ocorreu   no     Arsenal da Esperança – Casa de Acolhida, um albergue   masculino  que  diariamente acolhe 1.150 homens. Atentos a todos os assuntos falados nos filmes, os  presentes se identificaram muitas vezes com as histórias. Na noite daquela quinta-feira, aproximadamente  175  pessoas  assistiram  aos  curtas. Todos alunos do EJA (Educação para jovens e adultos), educadores e coordenadores do albergue.

E para terminar o mês de julho, o Perifacine chegou ao PAIF (Programa Ação Família-Viver em Comunidade) e atraiu adultos, crianças e adolescentes, totalizando 65 pessoas. Os curtas exibidos foram bem diversificados e a interação do público foi bem marcante.
Com todas essas exibições no mês de Julho, o grupo está mais amadurecido, sempre em busca de novos parceiros e fortalece as parcerias mais antigas. Todos os participantes do Perifacine são unanimes em dizer: “Cada vez que exibimos em algum lugar, sentimos e notamos de perto que ajudamos as pessoas de alguma forma. Conversas são trocadas, novas idéias surgem e nossa vontade de continuar só aumenta!”.

A agenda não para por aí. Agora no mês de Agosto, o Perifacine irá exibir alguns curtas do 21º Festival Internacional de Curtas

Metragens de São Paulo. Confira a programação e aproveite para conferir de perto o que o grupo realiza.

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.