Cine B.O. – Feira/Meu Povo – São Paulo

caranguejos feira jardim verônia

Caranguejos na Feira do Jd. Verônia – SP – Foto: Rodrigo Maia

Embarcamos cedo em mais uma diária, ou meia-diária de filmagens do projeto Cine B.O., que visa a produção de filmes em Super 8 e é financiado pelo VAI. A feira escolhida foi a do Jardim Verônia, bairro nosso, aqui do Ermelino Matarazzo. A feira mais tradicional desse bairro de uma população maiormente nordestina.

Ozana, depoimento, frutas

Ozana, depoimento, frutas. Foto: Rodrigo Maia

A etapa São Paulo de filmagens desta curta-metragem tem uma particularidade incomun. Aqui com o suporte digital, iniciamos a fase mais documental do projeto, onde saímos perguntando para os feirantes e alguns transeuntes o que achavam da feira ter a obrigatoriedade de acabar meio-dia e meia para as barracas como horti-fruti e peixaria e uma e meia para as barracas de pastel e caldo de cana. As respostas foram as mais variadas, alguns preferiam ir embora mais cedo, outros gostariam que a comunidade adquirisse o hábito de ir à feira mais cedo, outros acham que deveria voltar ao normal, mas a maioria concorda que os lucros caíram cerca de 50% em relação ao antigo horário, que era entre catorze e quinze horas.

Entrevista tiozinho

Entrevista tiozinho. Foto: Ozana Sousa & Sousa

Grafitti e Feira

Melhores frases do dia:

“Posso fotografar sua banana?”;(nosso fotógrafo)

“Eu prefiro que a feira acabe mais tarde. Não quero abrir a porta de casa mais cedo e ouvir bater a porta do fundo”;(o conformado)

“A culpa é do Kassab!”(várias vezes);

“Isso é uma manobra do grupo Pão de Açúcar que ameaçou demitir 380 mil funcionários se a feira não tivesse seu horário reduzido!”(bora averiguar)

Grafitti e Feira. Foto: Carla Soares

Texto: Rodrigo Sousa & Sousa

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.