Manifesto – Coletivo de Vídeo Popular

Carta Manifesto NO. 01.

1. Os coletivos e indivíduos que integram o Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo são avessos ao modo de vida vigente, regido pelo capital e mediado pela exploração do homem pelo homem em busca do lucro, do poder, da hierarquia, do pragmatismo e utilitarismo de todos os sentidos e ações da vida. Portanto nossa posição é anticapitalista.

2.Contrários a visão espetacular da arte que estabelece uma divisão entre sociedade e artista, nos afirmamos trabalhadores da cultura. O artista nada mais é do que um trabalhador que emprega sua força de trabalho em processos artísticos. Somos necessários a outros trabalhadores da sociedade, assim como estes são necessários a nós.

3. O Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo entende como prioritário para a plena realização de suas ações estar junto a outros trabalhadores da cultura e integrantes de movimentos sociais que buscam a transformação da realidade, se opondo a visão fragmentária e gestionária dos campos da cultura, da arte e da política.

4. Agimos e entendemos o audiovisual pela totalidade de seu processo de forma integrada: formação, produção, distribuição e exibição. A formação é a base de nossas ações, estando inserida em todas etapas. A cada processo nos formamos e assim contribuímos com a formação dos outros. Nosso objetivo é a formação como relação; buscamos o conflito.

5. Na perspectiva da formação interna e busca da transformação social estabelecemos relações de trabalho não hierárquicas e não alienantes, dentro de processos colaborativos de criação que não reproduzam a divisão social do trabalho. Acreditamos que a representação crítica passa antes pela superação da divisão entre trabalho espiritual e trabalho material entre sua equipe de trabalho.

6. Não é nosso objetivo estabelecer dogmas estéticos e temáticos. Reconhecemos que o fazer artístico e cultural é um ato político. Somos contrários à política da indústria cultural, que solidifica estereótipos, preconceitos e a visão mercadológica da vida. Somos contrários a “arte pela arte” que isenta seus realizadores da responsabilidade com o contexto social. Tendo isso claro, desejamos toda liberdade ao fazer artístico e cultural!

7. Não queremos contribuir com o modo de vida vigente, queremos sua superação pela destruição. Entendemos esta luta como processual, coletiva e histórica.

Carta elaborada na IV Semana do Vídeo Popular.
18 e 19 de dezembro de 2010.
Sacolão das Artes, zona sul de São Paulo.
[email protected]
www.videopopular.wordpress.com

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.