SESSÃO 3 (SESSION 3)

Entre a matéria e o espírito, esta sessão dialoga com as necessidades humanas e a intervenção da moral, da ética e do capital. Aqui se fala de amor, desejo, vaidade, de permissibilidade e de sobrevivência. Costuramos entre os filmes programados um diálogo entre sua estética experimental, suas trajetórias narrativas se manifestam na fisicalidade dos filmes exibidos, onde o presente e o passado se mesclam e criam um novo estado de temporalidade. (Vini Campos)

Between matter and spirit, this session dialogues with human needs and the interven- tion of morality, ethics and capital. Here films talk about love, desire, vanity, permis- sibility and survival. We sew a dialogue between their experimental aesthetics, their narrative trajectories are manifested in the physicality screened, where present and past merge and create a new state of temporality.

(Vini Campos)

CURTAS METRAGENS / short films

Moonlight people, Dir: Dmitri Frolov. Rússia, 2019. 14’15”

Vanities / Vaidades, Dir: Laurent Reyes. França, 2020. 05’47”

Avanti!, Dir: Ej Nussbaum. Canadá, 2020. 07’40”

Lucky 20 / 20 da sorte, Dir: Braxton Jennings. EUA, 2021. 06’35”

Classificação indicativa 18 anos 

Moonlight people, Dir: Dmitri Frolov. Rússia, 2019. 14’15”

Sinopse: Dois jovens e duas meninas em uma noite de luar se confessam em suas estranhas fantasias e amores que vão além dos padrões usuais…
O ímpeto para fazer o filme foi o livro homônimo do filósofo religioso russo Vasily Rozanov, falecido há 100 anos. Seu tratado foi dedicado ao estudo da sexualidade e sua negação no Cristianismo. O filme foi feito no estilo dos filmes experimentais dos anos 1920 com uma nar- ração não linear cheia de estranhas imagens surrealistas. Ele é preto e branco e desprovido de diálogo. Filmado em 16mm com película da “Svema”, o filme foi lançado na URSS, o que aumentou seu exotismo. À imagem foi aplicado o som da música de Alexander Scriabin, “O Poema do Êxtase” (1907).

Synopsis: Two young men and two girls on a moonlit night confess to each other in their strange fantasies and loves that go beyond the usual standards.. The impetus to making the film was the book of the same name by the Russian religious philosopher Vasily Rozanov, who died 100 years ago. His treatise was devoted to the study of sexuality and its denial in Christianity. The film was made in the style of experimental films of the 1920s with a non-linear narration full of strange surrealistic images. He is black and white and devoid of dialogue. Filmed on film 16 mm of firm “Svema”, released in the USSR. This added to his exoticism. The image was put to the music of Alexander Scriabin “The Poem of Ecstasy” (1907). 

Vanities / Vaidades, Dir: Laurent Reyes. França, 2020. 05’47”

Sinopse: Minhas vaidades são quimeras, formas vivas híbridas que constituem nosso atual mundo danificado, no qual estamos todos a bordo. Plantas, animais, pessoas, árvores, fungos e liquens se unem em um destino comum. Este filme em 16mm foi realizado com uma pequena câmera fotográfica espiã feita em 1960 e processado ape- nas por processos analógicos.

Synopsis: My vanities are chimaera, hybrid living forms constituting our current damaged world in which we are all on board. Plants, ani- mals, people, trees, fungus and lichen are bound together in a com- mon fate. This 16mm film has been made with a small photographic spy camera made in 1960 and processed with only analog proc 

Avanti!, Dir: Ej Nussbaum. Canadá, 2020. 07’40”

Sinopse: Avanti! se inspira nos escritos de Antonio Gramsci: como um jovem idealista, um romântico, um pai e um revolucionário. Ao lon- go do trabalho, exploro temas de tradução e pesquisa. O que aconte- ce no deslocamento de pesquisador independente para participante apaixonado? Avanti! considera o que perdemos quando reduzimos uma pessoa apenas ao seu pensamento, quando a abstraímos de sua vida.

Synopsis: Avanti! is inspired by Antonio Gramsci’s writings: as an ide- alistic young man, a romantic, a father, and a revolutionary. Throughout the work I explore themes of translation and research. What happens in the shift from detached researcher to impassioned participant? Avanti! considers what we lose when we reduce a person to only their thinking, when we abstract them from their lives. 

Lucky 20 / 20 da sorte, Dir: Braxton Jennings. EUA, 2021. 06’35”

Sinopse: Quando um novo patrão perde 20 dólares, ele vai em busca de pegá-los de volta, sem saber se essa pode ou não ser sua última perseguição.

Synopsis: When a new employer loses his $20, he goes on the chase to get it back. However, not knowing it may or may not be the last chase he goes on.