REGULAMENTO 2020

Super OFF – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8

1 – Da Organização

A 7ª edição do “Super Off – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8”, será realizada em uma data a definir no mês de novembro de 2020. Devido o COVID-19 o Festival poderá ocorrer em caráter online e é uma produção independente do Coletivo Mundo em Foco.

O Super OFF tem como parceiros em 2020, o Festival 1666 de 16mm, o Festival de Cinema Super 8 (Campinas), o Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 (Curitiba), a Monteverde Produções e o Coletivo Quarta Pessoa do Singular, assim seguindo como um projeto de exibição, divulgação de produções recentes e resgate da memória da produção cinematográfica produzida na bitola Super-8 no Brasil, América Latina e no Mundo.

2 – Das Inscrições

A inscrição dos filmes deve ser feita impreterivelmente pelo site: https://www.mundoemfoco.org/superoff. O Super Off é destinado prioritariamente a exibição de curtas-metragens, em caráter competitivo. Médias e longas-metragens podem se inscrever, podendo ser selecionados fora de competição, em mostras paralelas. Cada participante poderá se inscrever em qualquer categoria abaixo: (ver detalhes no item 3 do regulamento)

– 7ª Oficina São Paulo – Tomada Única (virtual) (08 e 09 de agosto) – inscrições de 29 de junho a 27 de julho

– Filme Super-8 – Tomada Única (Independente) – inscrições de 29 de junho a 27 de julho

– Filme Super-8 – Finalizado em Película / Digital – inscrições de 29 de junho a 27 de julho

– Filmes Coletivos – Animação em Película Super 8 e 16mm – inscrições de 29 de junho a 27 de julho

– Filme Super-8 – Home Movie Day (dia do filme caseiro) – inscrições de 29 de junho a 31 de agosto

2.1 – A mostra competitiva da edição 2020, contemplará produções do Brasil e do Mundo e poderão participar da mostra competitiva, filmes produzidos a partir de 2014. Os filmes finalizados antes de 2014 poderão se inscrever e eventualmente participar fora de competição.

2.2 – Efeitos especiais em excesso, que descaracterizem o Super8 como suporte de captação ou maior parte do filme captado em formato digital, invalidarão a inscrição.

2.3 – Para filmes que possuam diálogos, legendas ou qualquer conteúdo de texto em língua diferente da portuguesa, e cuja compreensão destes seja fundamental para o entendimento da obra, será solicitado ao realizador/responsável pela inscrição a lista das legendas em português. 

2.4 – Os filmes passarão por avaliação de conteúdo para possível orientação do público presente nas sessões, caso o filme contenha cenas impróprias para determinadas faixas etárias. 

2.5 – Os realizadores da categoria independente e/ou finalizados em película que desejarem os seus filmes digitalizados, terão desconto na digitalização de seu filme. A devolução desses filmes será realizado via portador ou correios. Os filmes realizados nas oficinas de tomada única não serão devolvidos e farão parte do acervo do Super OFF, contudo a organização do festival fornecerá uma cópia digital destes filmes aos realizadores. Os trabalhos enviados em formato digital também farão parte do acervo do Super Off.

2.6 – A inscrição apenas será efetivada com a entrega do link do filme pela internet (para os filmes finalizados em digital e visionamento dos filmes finalizados em película), ou serviço postal com registro de envio (para os filmes finalizados em película). 

3 – Das Categorias

3.1 – FILME SUPER-8 – TOMADA ÚNICA (OFICINA)

O “Super Off” promoverá nos dias 08 e 09 de Agosto de 2020, de modo virtual, em São Paulo a 7ª Oficina Super Off.

EDIT 03/07/20: Devido ao dia dos pais, a oficina acontecerá dias 16 e 16 de Agosto de 2020.

IMPORTANTE: Devido ao Covid-19 e a não realização de oficinas presenciais, a oficina de 2020 será em caráter individual ou entre parceiros em uma mesma casa.

Serão ofertadas a princípio, SOMENTE 10 vagas.

As inscrições estão abertas de 29 de junho a 27 de julho de 2020 exclusivamente pelo formulário fornecido neste site.

As inscrições são gratuitas. Os selecionados, porém, estão condicionados ao pagamento de uma taxa de R$ 250,00 (que cobrem os custos do cartucho Super 8, químicos para a revelação e manutenção de câmeras e projetores) para a participação na oficina. Os custos referentes à mão de obra de revelação e scanner dos cartuchos e projeções dos filmes são de responsabilidade do festival.

O resultado dos selecionados para as oficinas será comunicado a todos por e-mail, telefone, site e/ou fanpage do festival até dia 30 de julho de 2020. 

Os participantes selecionados terão duas semanas para produzir seus filmes a partir do momento que receberem as câmeras e cartuchos que serão disponibilizadas em caráter de rodízio nos meses de agosto/setembro.

O participante deve utilizar o único cartucho de filme super-8, fornecido pelo festival. O filme tem que ser editado na própria câmera, durante a filmagem, sendo permitido o uso de efeitos fotográficos manipulados durante a exposição, porém o filme não deve ser revelado pelo realizador. Depois de filmar, o rolo deve ser enviado para o endereço da organização (ver item 4.2). O Super Off se responsabiliza pela revelação e reserva-se o direito de projetar ou não os filmes revelados, sejam quais forem seus resultados (os realizadores inscritos ou convidados aceitam desde já estes termos e declaram-se cientes de que seus filmes podem ser projetados/exibidos mesmo sem nenhuma imagem revelada).

3.2 – FILME SUPER-8 – TOMADA ÚNICA (INDEPENDENTE)

Nessa categoria o realizador preenche o formulário de inscrição de 29 de junho a 27 de julho de 2020 com um resumo da proposta do seu filme e aguarda uma confirmação que será enviada por e-mail até 30 de julho de 2020. Caso a inscrição seja aprovada, o realizador tem até o dia 31 de agosto de 2020 para rodar seu filme e enviar ao festival o cartucho filmado (sem revelar).

O participante deve utilizar um único cartucho de filme super-8, que deve ser obrigatoriamente do tipo reversível (PB ou Colorido a ser informado no ato da inscrição). No caso do participante possuir outro tipo de filme (como filme negativo ou filme vencido), consultar a organização do Super Off previamente, para ver se será possível a revelação do mesmo. O filme tem que ser editado na própria câmera, durante a filmagem, sendo permitido o uso de efeitos fotográficos manipulados durante a exposição, porém o filme não deve ser revelado pelo realizador. Depois de filmar, o rolo deve ser enviado para o endereço da organização (ver item 4.2). A aquisição do cartucho é de inteira responsabilidade do realizador – ao receber a confirmação por e-mail, o realizador receberá uma lista com sugestões de lugares onde o filme pode ser comprado. Além disso, o festival não cobre a digitalização dos filmes gratuitamente, oferecendo o serviço de forma remunerada, com desconto.

Depois de enviado à organização do festival (com data de postagem até 31 de agosto de 2020) a organização do Super OFF se responsabiliza pela revelação e reserva-se o direito de projetar ou não os filmes revelados, sejam quais forem seus resultados (os realizadores inscritos ou convidados aceitam desde já estes termos e declaram-se cientes de que seus filmes podem ser projetados mesmo sem nenhuma imagem revelada).

  • – Referente aos filmes realizados no formato Tomada Única, reiteramos que a organização do Super Off se responsabiliza pela revelação do filme, não se responsabilizando por erros na fotometria ou quaisquer outros problemas na manipulação do filme, sendo estes de total responsabilidade do participante. O resultado dos filmes é sempre uma surpresa, tanto para o público como para os realizadores, que assistem ao filme pela primeira vez durante o festival. A trilha sonora do filme também fica a cargo do realizador, que pode montar a trilha em um CD/Streaming para ser tocado junto com a projeção/exibição ou pode usar recursos de sonorização ao vivo, mesmo que em streaming, como: dublagens, instrumentos musicais, etc., ficando estes a critério do realizador quando da exibição. No caso da execução de instrumentos (caso aja mostra presencial), consultar previamente a organização do Super Off para certificar-se dos recursos disponíveis, como cabos, amplificadores, microfones, etc.

3.3 – FILME SUPER-8 – FINALIZADO EM PELÍCULA / DIGITAL

PELÍCULA – Serão aceitas inscrições de 29 de junho a 27 de julho de filmes super-8 com no máximo 15 minutos de duração e que tenham sido posteriormente montados, para que o conteúdo seja exibido em seu formato original. O realizador precisa certificar-se de que a montagem esteja em perfeitas condições para exibição. O festival não se responsabiliza por qualquer dano causado na película, sendo responsabilidade do realizador certificar-se de que as emendas foram feitas com o devido cuidado para não encobrir as perfurações.

IMPORTANTE: Essa categoria aceitará apenas filmes já revelados.

O realizador deve disponibilizar no campo do formulário de inscrição, o link de acesso à uma cópia de visionamento do filme (wetransfer, dropbox, ftp, vimeo, youtube ou similar e sua senha de acesso, se houver).

Também serão aceitos nessa categoria filmes em tomada única realizados em Festivais como o Curta 8 de Curitiba, a Mostra de Cinema Super 8 de Campinas, ou qualquer outro Festival de Super 8 na mesma categoria. (Nesse caso, informar no campo link de visionamento, de qual festival participou e se possui ou não cópia de visionamento)

O áudio destes filmes pode ser executado a partir de pista magnética aplicada na película (caso aja mostra presencial), execução de CD durante a projeção/streaming, ou sonorização ao vivo com dublagens e/ou execução de instrumentos musicais mesmo que via streaming. No caso da execução de instrumentos (em uma possível mostra presencial), consultar previamente a organização do Super Off para certificar-se dos recursos disponíveis, como cabos, amplificadores, microfones, etc. 

Os filmes desta categoria devem ser enviados via serviço postal para o endereço do festival (ver item 4.2 do regulamento) até dia 27 de julho de 2020.

DIGITAL – Serão aceitas inscrições de 29 de junho a 27 de julho de filmes em que o realizador tenha digitalizado o material filmado originalmente em super-8 e finalizado o trabalho em arquivo digital (.mov, .mp4 ou .avi).

O realizador deve disponibilizar no campo do formulário de inscrição, o link de acesso ao filme (wetransfer, dropbox, ftp, vimeo, youtube ou similar e sua senha de acesso, se houver). É responsabilidade do realizador certificar-se de que a cópia da obra esteja em perfeitas condições e não apresente problemas de execução em softwares convencionais.

Os selecionados serão comunicados por e-mail até dia 31 de agosto de 2020.

3.4 – FILMES COLETIVOS – ANIMAÇÃO EM PELíCULA SUPER 8 e 16mm

O “Super Off” promoverá em em parceria com o Festival 1666, em datas a definir, no mês de agosto, de modo virtual, uma oficina de Animação em película Super 8 e 16mm.

IMPORTANTE: Devido ao Covid-19 e a não realização de oficinas presenciais, a oficina de 2020 será em caráter individual ou entre parceiros em uma mesma casa. 

Serão ofertados neste processo, VAGAS LIMITADAS!

As inscrições estarão abertas EM BREVE exclusivamente pelo formulário fornecido neste site.

As inscrições são gratuitas. Os selecionados, porém, estão condicionados ao pagamento de uma taxa de R$ 50,00 (que cobrem os custos de produção, envio e a digitalização dos filmes) para a participação na oficina.

O resultado dos selecionados para as oficinas será comunicado a todos por e-mail, telefone, site e/ou fanpage do festival em uma data a definir.

Os filmes (1,5 metros de filme Super 8 e 2 metros de filme 16mm) serão enviados por correio para cada participante. O filme coletivo em Super 8 será exibido no Super OFF e o filme coletivo em 16mm será exibido no Festival 1666.

Os participantes selecionados terão um mês para a produção das películas, a partir da data da primeira oficina, a definir. Além do primeiro encontro, com explicações iniciais sobre animação, os participantes terão encontros semanais com a equipe de tutores do Super OFF e do Festival 1666, visando o progresso, acompanhamento e interlocução entre os filmes coletivos.

Os filmes desta categoria deverão ser enviados via serviço postal para o endereço do festival (ver item 4.2 do regulamento) no prazo combinado ao término dos encontros.

3.5 – HOME MOVIE DAY

Essa é uma categoria livre, destinada a qualquer pessoa que possua filmes Super-8 em casa, mas não tem como assistir ou que simplesmente deseje compartilhar com o público. Se houver mostra presencial basta levar os filmes em qualquer dia do festival, pois sempre é exibido no último dia. Antes de ser projetadas/digitalizadas as películas passarão por um visionamento prévio. As películas que não apresentarem condições técnicas para exibição/digitalização não poderão ser exibidas. Com a probabilidade maior de uma mostra online, recomendamos o envio dos filmes até dia 31 de agosto de 2020 por correios (ver item 4.2). Os filmes selecionados, serão digitalizados gratuitamente.

4 – Do Envio

4.1- Para os filmes Finalizados em Digital, basta preencher e enviar a ficha de inscrição online disponível em https://www.mundoemfoco.org/superoff, nela o realizador e/ou responsável pela inscrição poderá fornecer o link de acesso ao filme (wetransfer, dropbox, ftp, vimeo, youtube ou similar e sua senha de acesso, se houver).

4.2- Depois de realizada a inscrição pelo site https://www.mundoemfoco.org/superoff, para os filmes de Tomada Única (Independente), Tomada Única (Oficina) e Finalizados em Película e após findarem os prazos da Oficina de Filmes Coletivos – Animação em Super 8 e 16mm, e do Home Movie Day os filmes devem ser enviados para o endereço abaixo:

7º Super Off – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8

Mundo em Foco / STUDIOCaza (a/c Nayana Ferreira)

Avenida Pompéia, 1770, Vila Pompéia

São Paulo/SP – Brasil

CEP 01259-070

5 – Do Júri

5.1- O Júri Oficial será composto por 3 (três) ou mais profissionais com atuação em diferentes áreas do audiovisual, sem nenhuma participação na organização do Super Off nem nos filmes em competição.

6 – Da Premiação

6.1- O “Super Off – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8” concederá troféus aos vencedores em 10 (dez) categorias:

Super Filme – Internacional

Super Prêmio de Concepção Artística

Super Prêmio “Leandro Bossy Schip” (Prêmio concedido pela equipe do Festival)

Super Filme – Tomada Única (Independente)

Super Filme – Tomada Única (Oficinas)

Super Filme – Tomada Única (Super 8/48h) – (Júri Popular)

Super Trilha Sonora (Trilha em CD ou Sonorização ao Vivo)

Super Menção Honrosa (Para filmes que se destaquem por algum motivo)

Super Filme – Júri Popular (Público)

Super Filme – Super Off (Melhor Filme pelo Júri)

6.2 – O prêmio de Super Filme Internacional é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque dentre os que se enquadrarem nesta categoria. Os filmes internacionais, se digitalizados também concorrem nas demais categorias, exceto tomadas únicas. Se o filme internacional for em tomada única, concorre em todas as categorias, exceto como filme finalizado em digital.

6.3 – O Super Prêmio de Concepção Artística é concedido pelo júri oficial e leva em consideração as intenções do diretor e a expressividade artística de suas escolhas no todo, o resultado dramático das atuações (que podem contemplar desde atores, atrizes, ou mesmo objetos inanimados, tais como marionetes, etc…) e objetos em stop-motion (se houver).

6.4 – O Super Prêmio “Leandro Bossy Schip”, antigo Prêmio Surpresa é concedido pelo Coletivo Mundo em Foco, organizador do festival, tendo seu critério definido pelo mesmo. Nele pode ser destacada qualquer característica não avaliada pelos prêmios anteriores, merecedor de destaque. Na 1ª edição a equipe premiou o “Melhor filme sem Foco”, na segunda edição a equipe premiou o “Melhor filme sobre São Paulo”, na terceira edição a equipe premiou o “Melhor filme sobre Memória”.

6.5 – O prêmio de Super Filme – Tomada Única (Independente) é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque dentre os que se enquadrarem nesta categoria (Tomada Única Independente).

6.6 – O prêmio de Super Filme – Tomada Única (Oficinas) é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque dentre os que se enquadrarem nesta categoria (Tomada Única – Oficinas).

6.7 – O prêmio de Super Filme – Tomada Única (Super 8/48h) é concedido por votação popular no último dia do festival e será entregue ao filme de maior destaque dentre os que se enquadrarem nesta categoria (Tomada Única – Super 8/48h)

6.8 – O prêmio de Super Trilha Sonora é concedido pelo júri oficial e leva em consideração a técnica, a originalidade e criatividade do contexto som-imagem (no caso do uso de sonorização ao vivo, a qualidade técnica da performance na execução dos instrumentos e/ou eventuais dublagens).

6.9 – O prêmio de Super Menção Honrosa é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme que se destaque por qualquer aspecto definido pelo próprio júri, que o mesmo considere relevante.

6.10 – O prêmio de Super Filme – Júri Popular é concedido pelo júri popular através de votação ao fim de cada sessão (caso aja sessão presencial) ou por votação online (mediante cadastro de e-mail) disponibilizada no site do festival https://www.mundoemfoco.org/superoff e será entregue ao filme com melhor desempenho na avaliação do público.

6.11 – O prêmio de Super Filme – Super Off é concedido pelo júri oficial e será entregue ao filme de maior destaque no roteiro, fotografia, montagem, originalidade e criatividade dentre todos os filmes participantes das mostras competitivas.

6.12 – Além dos troféus, prêmios adicionais podem ser oferecidos aos contemplados em algumas das categorias listadas acima, sendo estes prêmios de responsabilidade dos parceiros do festival.

7 – Do Evento

7.1- O “Super Off – Oficinas, Filmes e Festival Internacional de Cinema Super 8”, em sua 7ª edição, é uma realização/produção/curadoria do Coletivo Mundo em Foco e tem como equipe técnica:

Idealização: Rodrigo Sousa & Sousa, Ozana Sousa, Rodrigo Maia Marques, Nayana Ferreira,  Mauricio Alexandre e Hideki Edu

Coordenação geral: Rodrigo Sousa & Sousa

Coordenação de produção: Nayana Ferreira

Coordenação de laboratório Lab.irinto.Lab: Ivan Salomão, Felipe Neves, Rodrigo Sousa & Sousa e Vinicius Campos

Auxílio Técnico: Olanias Almeida

Curadoria: Coletiva

Logo: Gabriel Guimarães Garcia

Design Gráfico: Caroline Ribeiro

Site: Rodrigo Sousa & Sousa

Projeção/Streaming: Rodrigo Sousa e Sousa, Lucas Vega, Ivan Salomão e Daniel Ribeiro

Realização de Oficinas:

Flávio Rocha, Felipe Neves, Ivan Salomão e Rodrigo Sousa & Sousa

7.2- O festival será realizado dias será realizada em data a definir em novembro de 2020. Devido o COVID-19 o Festival poderá ocorrer em caráter online.

7.3- O Super Off terá entrada franca ou streaming gratuito e é aberto ao público em geral. Os ingressos para cada sessão poderão ser retirados no próprio local do evento, (caso aja mostra presencial em São Paulo), com uma hora de antecedência de cada sessão.

8 – Da Divulgação

8.1- Os realizadores/e ou responsáveis pela inscrição do filme, concordando com os termos deste regulamento e após efetuar sua inscrição ou serem selecionados pela curadoria, autorizam a organização do Super Off a utilizar, sem ônus, conteúdo de imagens e som dos filmes, em parte ou completamente, para fins de divulgação do evento em quaisquer meios de comunicação, logo após a seleção dos mesmos.

8.2 – Os filmes realizados nas Oficinas de Tomada Única são uma Co-produção Associada entre os Realizadores /Super OFF/Coletivo Mundo em Foco, o que autoriza tanto o Festival, quanto os autores na inscrição dos filmes em Festivais de Cinema e sua divulgação e uso da obras para todos os fins.

9 – Das Decisões

9.1- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Organização do Super Off.

Maiores informações através do e-mail [email protected]