Ponto de Cultura Mundo em Foco – Entretodos 3

O Ponto de Cultura Mundo em Foco exibiu o Festival Entretodos 3.
Durante uma semana os curtas-metragens foram exibidos às crianças da SAMOSI – Sociedade Amigos dos Moradores de Vila Santa Inês, sede do Ponto de Cultura e da Associação Nossa Senhora Aparecida, grande parceira.

Os filmes preferidos foram: Eu não quero voltar sozinho, Dito pelo não Dito, Garoto Barba e Os anjos do meio da praça.

Crianças posam para foto ao final da primeira sessão na Associação Nossa Senhora Aparecida.

Crianças na Samosi, assistem a última sessão na sexta-feira.

Crianças na Samosi assistem novamente ao filme mais pedido: Eu não quero voltar sozinho, que traz a tona duas temáticas: Deficiência e Sexualidade.

Na sexta-feira recebemos a visita de integrantes da aldeia Tenondé Porã, de Parelheiros, que fizeram uma breve apresentação da TCHANDARA, dança de guerra da aldeia. Em seguida, as crianças, que  inclusive participaram da dança, tiveram a oportunidade de matar suas curiosidades a respeito dos costumes indígenas.

As crianças entenderam que ao mesmo tempo que os índios mantém seus costumes como o fumo, o tupi-guarani e suas danças, também estão cada vez mais acessíveis, pois possuem telefone celular, msn, entre outros.

Bate-papo com os Índios Mbya da aldeia Tenondé Porã

Meninos após apresentação.

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.