Pimp My Carroça

Depois de acompanhar com o Mundo em Foco, o movimento Pimp My Carroça em São Paulo e no Rio de Janeiro, cheguei a este texto…uma reflexão sobre essas lições de vida.

MAIS FOTOS AQUI

Catando pensamentos sobre isso…

O que é ser um catador pra você?
Não dá ao certo pra saber especificamente o que é, mas pelos momentos inesquecíveis que tivemos juntos, podemos começar dizendo algo:

É um excelente ser humano!
Deve portanto ser respeitado.

Respeito é a conquista real de confiança de um catador perante a sociedade e uma prioridade absoluta entre o seu próprio movimento (de catadores).

Seres humanos respeitadores do seu lixo e do que você julga reciclável!
Falando nisso, não vem deles as campanhas publicitárias, o que vem é a energia, a fibra, a atitude, a perseverança e o braço.

O motor da carroça é o coração do homem.

A rotina de um carroceiro: Novidade; Seu agradecimento: Sincero; Sua desconfiança: Justa.
“Catar” é exercer uma profissão de um mundo contemporâneo, cheio de pressa.
Lixeiras cheias de embalagens vazias.
Ruas cheias de carros vazios.
Carroças cheias do sobejo de todos,
Carregadas muitas vezes por um solitário.

Ah! Se não fosse uma mão amiga, uma mãe parceira, um cão companheiro, um amor ou a própria solidão…
Não valeria a pena ter esperança, simplicidade, dignidade e fé, que tudo vai melhorar – ou simplesmente passar…
O que essas lentes registraram nesses eventos é nada mais do que uma aproximação, afinal se temos que separar nosso lixo, devemos é aproximar as pessoas, como fez no texto “O Lixo” o Veríssimo.

Mais amor por favor!

O catador é hoje, um ser reciclado todos os dias!
Alguns ébrios como reflexo da sociedade e outros sóbrios como espelho da mesma sociedade.
Se espelho e reflexos são consequentes e semelhantes, dá pra condenar quem?

E o futuro? O futuro de um catador pode até ser não catador (profissão),
mas o catador permanecerá nostalgia e ensinamento.

MAIS FOTOS AQUI

E o Pimp?
O Pimp My Carroça não descobriu os catadores, mas com atenção, cuidado e carinho, os fez redescobrir que seu gesto está sendo notado. Vai fazer mais pessoas saber disso, vai chamar mais atenção!
O Pimp é colírio de vida para a vista cansada, fazendo notar-se em arte ambulante.

Reformada em um dia, a carroça é um atalho à um combate desleal e colonial que ao longo de muitos anos, transformou-nos nesse lixo de sociedade!
Será que ela também é reciclável?

Rodrigo Sousa & Sousa

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.