Perifacine, Óia & Click

No primeiro dia do ultimo mês de 2010, o Perifacine fez uma exibição de curtas-metragens e abriu oficialmente as inscrições da ÓIA – Oficina de Iniciação Audiovisual no Chá do Padre, como é conhecida o Centro Franciscano de Reinserção Social pelos moradores de rua.

Tivemos o apoio da equipe do Centro Franciscano e de alguns companheiros do Movimento Nacional da população de Rua para apresentar o projeto e registrar imagens da mostra.

A exibição teve caráter introdutório para a capacitação de pessoas em situação de rua na área audiovisual. Nessa exibição estavam presentes aproximadamente 200 pessoas em situação de rua tomando seu chá com um pão com manteiga. Após a exibição dos curtas e equipe se manteve ali a espera das pessoas terminarem sua refeição para dar inicio as inscrições para a Oficina.

A Oficina de Iniciação Audiovisual é um projeto com o apoio do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias e vem com parcerias entre o MNPR (Movimento Nacional da população de Rua) e o Chá do Padre (Centro Franciscano de Reinserção Social). Que já vinha amadurecendo a idéia de um projeto em audiovisual chamado “Fala Povo Da Rua”.

Nesta sexta-feira ocorreu nova exibição no Centro Franciscano, mas essa não foi uma silmples exibição, tivemos uma interatividade entre os Projetos Perifacine, Óia e Click. Oferecemos cameras fotografica para os presentes, que de divertiram com as fotografias e, mais inscrição…

A Oficina de Iniciação Audiovisual começa na segunda-feira dia 06 das 08:30 às 11:30 no Chá do Padre, que fica na Rua Riachuelo, 268 – Sé

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.