OIA: uma nova visão à população em situação de rua

OIA: uma nova visão à população em situação de rua

Texto: Caroline Louise

Curiosidade e um universo totalmente novo. Elementos como esse são a base perfeita para que um projeto de audiovisual seja levado com seriedade e muita vontade de aprender e explorar. Com essas características, a OIA – Oficina de Iniciação Audiovisual, criada e realizada pelo Perifacine em conjunto com o Centro Franciscano de Reinserção Social, com o apoio do Prêmio Criando Asas do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, Red Bull, Mundo em Foco, e a Associação Minha Rua Minha Casa conseguiu com êxito, diga-se de passagem, levar pessoas em situação de rua a um universo que parecia tão distante para todos eles: a produção audiovisual e o cinema.

A oficina, que começou em novembro de 2010 e foi finalizada em janeiro de 2011, rendeu cerca de 100 horas entre pesquisas, trocas de idéias e opiniões e a prática – aulas e o desenvolvimento de curta-metragem. Entre os tópicos ministrados por profissionais convidados, estavam aulas de leitura de imagem,   pesquisa histórica (individual, coletiva e cultural), história do cinema, linguagem cinematográfica, roteiro, storyboard, produção, iluminação, câmera, edição e difusão.

Alunos e educador de storyboard Jeferson

Alunos e educador de storyboard Jeferson

O objetivo era ensinar e mostrar o enorme leque de opções que o mundo do audiovisual oferece. Os alunos, todos em situação de rua, mostraram a cada aula a sua imensa vontade de aprender e desenvolver um projeto feito pelas suas próprias mãos. Para os educadores a tarefa também não foi fácil, montar um cronograma atraente foi o essencial para que a oficina desse certo.

O resultado do projeto será exibido no próximo dia 15 de março com o lançamento do curta “Óia Fragmentos da Rua”, que foi produzido durante a oficina. Além da exibição do curta também haverá a exposição com toda a trajetória dos alunos distribuídas em várias fotos e, para finalizar, o evento contará com debates promovidos pelos seus realizadores.

Serviço

O que é: Exibição de curta-metragem e exposição

Data: 15 de março de 2011 – das 14:00 às 15:30

Local: Centro Franciscano de Reinserção Social –  Rua Riachuelo, 268

Mural de fotos da oficina. Fotos coletivas.

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.