renova

OIA: uma nova visão à população em situação de rua

post
By Mundo em Foco on Março 2nd In Mundo em Foco, OIA - Oficina de Iniciação Audiovisual, Perifacine

OIA: uma nova visão à população em situação de rua

Texto: Caroline Louise

Curiosidade e um universo totalmente novo. Elementos como esse são a base perfeita para que um projeto de audiovisual seja levado com seriedade e muita vontade de aprender e explorar. Com essas características, a OIA – Oficina de Iniciação Audiovisual, criada e realizada pelo Perifacine em conjunto com o Centro Franciscano de Reinserção Social, com o apoio do Prêmio Criando Asas do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, Red Bull, Mundo em Foco, e a Associação Minha Rua Minha Casa conseguiu com êxito, diga-se de passagem, levar pessoas em situação de rua a um universo que parecia tão distante para todos eles: a produção audiovisual e o cinema.

A oficina, que começou em novembro de 2010 e foi finalizada em janeiro de 2011, rendeu cerca de 100 horas entre pesquisas, trocas de idéias e opiniões e a prática – aulas e o desenvolvimento de curta-metragem. Entre os tópicos ministrados por profissionais convidados, estavam aulas de leitura de imagem,   pesquisa histórica (individual, coletiva e cultural), história do cinema, linguagem cinematográfica, roteiro, storyboard, produção, iluminação, câmera, edição e difusão.

Alunos e educador de storyboard Jeferson

Alunos e educador de storyboard Jeferson

O objetivo era ensinar e mostrar o enorme leque de opções que o mundo do audiovisual oferece. Os alunos, todos em situação de rua, mostraram a cada aula a sua imensa vontade de aprender e desenvolver um projeto feito pelas suas próprias mãos. Para os educadores a tarefa também não foi fácil, montar um cronograma atraente foi o essencial para que a oficina desse certo.

O resultado do projeto será exibido no próximo dia 15 de março com o lançamento do curta “Óia Fragmentos da Rua”, que foi produzido durante a oficina. Além da exibição do curta também haverá a exposição com toda a trajetória dos alunos distribuídas em várias fotos e, para finalizar, o evento contará com debates promovidos pelos seus realizadores.

Serviço

O que é: Exibição de curta-metragem e exposição

Data: 15 de março de 2011 – das 14:00 às 15:30

Local: Centro Franciscano de Reinserção Social –  Rua Riachuelo, 268

Mural de fotos da oficina. Fotos coletivas.

Comentários  -  0 Sem comentários

Não existem Comentários.

Deixe um comentário

Mundo em Foco

Mundo em Foco é um grupo formado por jovens malucos, engajados com questões sociais que envolvem a comunidade. O grupo trabalha diretamente com diversas tecnologias e temas: tv, vídeo, cinema, internet, fotografia, artes plásticas, meio ambiente, teatro, entre outros.