Como foi o Workshop de Audiovisual

O Periferia Invisível tem como uma de suas proposta a multiplicação dos equipamentos/meios de produção cultural. Estamos realizando a montagem de uma Websérie, que utiliza a linguagem Audiovisual, e entendo que o processo de montagem não deve ficar restrito a equipe produtora, mas sim disponibilizada a qualquer indivíduo.
A disponibilização na internet de vídeos do processo e a realização de Workshop, foram algumas das formas que encontramos de disponibilizar a experiência pela qual estamos passando, constatando que há pessoas interessadas e que estão muito distante, como por exemplo com a participação de duas meninas do Capão Redondo. Contatamos então o Coletivo Mundo em Foco que trabalha especificamente com esta linguagem para realizar o Workshop, estes se prontificaram e com três câmeras fizeram a galera delirar.
Primeiramente a Carla Soares e o Rodrigo Sousa, ambos do coletivo mundo em foco, realizaram um exercício sobre roteiro aonde a vida das pessoas que faziam o Workshop era o tema principal deste, dando a câmera na mão das pessoas estas viam sua vida contada por outra através de uma lente.
Logo após o assunto foi a posição das câmeras, movimentação, iluminação e alguns termos técnicos foram passados. Para finalizar o Workshop, os alunos deviam montar um pequeno filme editando apenas com a pausa e posição da câmera, o resultado foi muito interessante e depois de editado será enviado e disponibilizado na internet.
Gostaria de agradecer a Carla e ao Rodrigo, pela presença marcante que tiveram. Ao Vander Clementino, que está muito próximo em todas as movimentações e a equipe do Periferia Invisível que fez um ótimo trabalho na organização do mesmo.
Texto extraído do blog:
http://brunovelo.blogspot.com/2011/02/como-foi-o-workshop-de-audiovisual.html
Fotos e vídeos em breve!

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.