Carta à SAv/Minc sobre edital Nós na Tela

A Exma. Sra. Ana Paula Dourado,

Secretária do Audiovisual/MinC

Viemos por meio desta manifestar críticas e sugestões em relação ao Concurso de Apoio a Produções Audiovisuais Nós Na Tela, voltado a participantes ou egressos de projetos sociais de formação em audiovisual. Dessa forma, solicitamos a abertura de diálogo para construção conjunta dessas mudanças, junto o público do edital para a preparação da próxima edição.

O edital Nós na Tela tem avanços importantes em relação ao lançado no ano de 2008, chamado então simplesmente de “edital de egressos”, especialmente no que se refere à oficina de desenvolvimento de projeto custeada pelo Ministério da Cultura oferecida aos contemplados; ao acompanhamento e orientação disponibilizados aos proponentes dos projetos e à distribuição dos curtas digitais realizados em TV Comunitárias.

Mas entendemos também que o edital sofreu mudanças bastante negativas para as quais não vemos justificativa clara e solicitamos reavaliação de alguns pontos do referido concurso.

Veja a petição completa e assine AQUI!

Mundo em Foco

Mundo em Foco é uma Incubadora de sonhos e projetos em arte e cultura, auto-declarada como uma Organização de Centro Vazio (OCV), ou seja, um coletivo formado por pessoas, que tem como seu centro, valores (princípios) e intenções (missão e visão). Os membros atuam de forma autônoma e interligada para cumprir objetivos comuns, engajadas com questões sociais que envolvem comunidades com tecnologias e temas ligados às ciências humanas como: Cinema e Fotografia (ações principais) e vídeo, artes plásticas, meio ambiente, teatro, tv e novas mídias, entre outras (ações pontuais). Acreditamos na democratização de ferramentas e das informações que sensibilizem o indivíduo à comunicação e ao seu desenvolvimento como ser humano. A equipe realiza ações diretas, como oficinas de cinema e fotografia, além de exposições, produzindo, finalizando, exibindo filmes e promovendo eventos que dialoguem com as mais variadas comunidades e coletivos. Princípios Conectar pessoas e democratizar ferramentas do conhecimento. Missão Mostrar e promover através de ferramentas de desenvolvimento cultural, principalmente ligados a imagem, questões sociais. Visão Ser referência de rede social e formação de agentes multiplicadores para um desenvolvimento local, global e humano.